quinta-feira, 9 de julho de 2009

Cabra Manoel Duda e a Moita Maldita da História

Pobre do cabra Manoel Duda. Entrou para História da pior maneira: capado. Isso é que nos chega pelas fontes oficiais. O fato é que Xico Bento, há meses não dava no coro por razões desconhecidas em sua mulher. Durante um segundo inquérito (este que não fora revelado), após a execução da maldosa sentença ao cabra Manoel Duda, a mulher de Xico Bento voltou atrás arrependida e confessou o mal entendido. Dissera que durante as missas de Pentecostes tratou de atiçar o cabra sem o mínimo de pudor. E que o caso era de excomungá-la, logo tivera praticado a luxúria sob os olhos do crucificado.
Ela como integrante da irmandade do rosário postava-se ao lado de outras companheiras nas cadeiras dispostas no altar. De frente para Manoel, sujeito de boa índole, familiar e afeito à fé, insinuou abrir as pernas e pôr as vistas dele toda sua densa moita. O pobre homem no período da novena, ia para Igreja, mas rezava o terço pro diabo. Esqueceu-se dos pecados com tamanha oferta. Sorveu em seus íntimos desejos a brasa daquela mulher. Danou a procurá-la depois de cada missa.
Até que no nono dia recebera um bilhete confirmando o encontro na fonte. Aquela região da vila estaria deserta para as andanças da procissão. Enquanto que o marido Xico Bento, dis-traído, contaria nos dedos a rentabilidade da venda no último dia dos festejos. Tudo riscado no premeditado. Ás nove horas de lua cheia daquela noite do dia 11, Manoel e Liodalva se amassavam num lesco lesco caloroso. Quando Liodalva gritava pelo incomodo das pedras que friccionavam suas costas, apresentaram-se em tom de salvadores, Nocreto Correia e Norberto Barbosa ao voltarem duma briga de galos.
O desenrolar da confusão todos já sabem. Manoel Duda indefeso, resignado em sua vergonha, confuso por ser condenado somente por ter sido homem. Depois de capado, não suportou a dor maior de seu fim e matou-se. Liodalva linchada pela cidade ganhou o apelido de Moita Maldita, separou-se do marido frouxo, deixou a Vila só com as sandálias nos pés e fora acolhida num convento.

historieta narrada por [estradeiro-mor] de vereda acima.

Um comentário: